Português Español English

QUACC

Estratégia de Napoleão

Dar nota para esse item
(9 votos)

Todos sabem o quanto Napoleão Bonaparte era inteligente e como administrava bem as suas batalhas e conquistas.

O interessante era a forma com que ele classificava os seus soldados, o que nos traz uma lição atualizada sobre a realidade nas organizações de hoje, identificando os potenciais dos seus colaboradores.

Napoleão classificava seus soldados em 4 tipos:

1º - O INTELIGENTE COM INICIATIVA: o soldado inteligente com iniciativa era aquele que ele colocava no comando geral, os seus generais, pois tinham inteligência e virtudes que eram necessárias para um líder. Esse soldado era inteligente, aceitava mudanças, era carismático, liderava com ponderação, era positivo, planejava, organizava e controlava seus resultados com maestria, trabalhava de forma pró-ativa, enxergando na frente dificuldades que poderiam existir e pensando nas soluções das mesmas, com menor custo e melhor resultado, nunca entrava num campo de batalha para perder, e sempre tinha o positivismo como seu aliado, travava as batalhas como se elas pertencessem a ele próprio, absorvendo ao máximo os valores imputados pela sua organização.

2º - O INTELIGENTE SEM INICIATIVA: o soldado inteligente sem iniciativa era aquele que ele colocava no comando de pequenas unidades, seus tenentes, sargentos, cabos, etc., pois precisavam ser comandados, afinal não tinham iniciativa, mas assimilavam bem as ordens e as cumpriam perfeitamente, tinham que ser orientados e cobrados com constância, e tinham as características necessárias, similares a dos generais para comandar seus grupos.

Eram soldados excelentes, mas não tinham luz própria, precisavam da luz dos outros para sobreviverem.

3º- O BURRO SEM INICIATIVA: o soldado burro sem iniciativa era aquele que Napoleão colocava na infantaria, na frente de batalha, para enfrentar o inimigo e dar sua vida, se necessário. Era um bom soldado, pois absorvia o que era ordenado, porém tinha que ser mandado o tempo todo, tinha medo de tomar a iniciativa e de se arriscar perante o grupo, era neutro, nulo, não questionava nem debatia sobre qualquer assunto, aceitava mudanças por ser a nova ordem e simplesmente por isso, tinha os valores que lhe colocavam e dançava conforme a música e pronto. Esse soldado cumpria sua função, mas só servia para isso.

4º - O BURRO COM INICIATIVA: esse era o soldado que Napoleão quando identificava o eliminava, pois não existe nada mais perigoso do que um BURRO COM INICIATIVA em uma organização!!!!!

Esse soldado faz tudo pelo que ele acha que é certo (e achar custa caro), somente aplica os valores que ele acha que é certo, não aceita mudanças, apenas as que ele acha que é bom para ele (e não para sua organização), é acomodado e geralmente do contra, porque acha que só ele sabe o que é bom.

Realmente o burro com iniciativa é muito perigoso, é dissimulado, não respeita sua equipe (ele enxerga somente o seu umbigo), não aceita novas formas de processo, pois ele acha que sempre fez assim e não deve mudar (afinal é mais cômodo!)

Então, você se identificou ou identifica alguém de sua equipe com estas características, ou você ACHA que não é bem assim!!!!

Reflita, melhore constantemente, seja um INTELIGENTE COM INICIATIVA, e serás imprescindível na tua organização!!!!

Um ótimo final de semana a todos e muito sucesso!

Texto publicado no site da Associação de Lavanderias do Brasil Sr Engenheiro Carlos Maciel.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Faça seu comentário